Toxicodependência

Quando um ente querido está a sofrer com a toxicodependência ou se perdeu para a toxicodependência, as famílias e outros entes queridos precisam de informação rápida sobre como podem ajudar. E esse é o propósito desta página. Os centros de reabilitação de drogas Narconon têm salvado vidas de toxicodependentes por mais de quatro décadas, e esperamos que o possamos ajudar a entender a solução para a toxicodependência de que você ou algum ente querido pode estar a sofrer.

A seguir encontram-se algumas das perguntas e respostas mais comuns relacionadas com a toxicodependência. Por favor, peça outras informações necessárias ou diga se podemos ajudá-lo de alguma forma com o problema que está a enfrentar.

Quais São Algumas das Indicações da Toxicodependência Mais Comuns?

Uma pessoa a consumir drogas deixa de lidar com as suas responsabilidades habituais, tais como os deveres escolares, os projetos de trabalho, o cuidado de animais, crianças ou outros dependentes. A loiça não é lavada e não haverá comida na cozinha. A pessoa muitas vezes não se mantém limpa e asseada. Frequentemente não come ou dorme como deve, fica acordada até às altas horas ou fica grogue e com sono durante as horas normais do dia. Pode ficar irritável, antagónica e até mesmo hostil se questionada. Os seus amigos podem mudar e ela pode manter-se desassociada ou ficar escondida uma boa parte do tempo. Bens ou itens pessoais da casa podem estar em falta ou ela pode ter muito dinheiro de repente.

Quando É Que o Consumo de Drogas se Transforma em Toxicodependência?

A toxicodependência é uma condição caracterizada pela procura repetida e compulsiva e consumo de drogas, álcool ou outras substâncias semelhantes apesar das consequências sociais, físicas e mentais adversas. É geralmente acompanhada por uma dependência psicológica e física da substância consumida e o aparecimento de sintomas de retirada quando a substância viciante é rapidamente diminuída ou interrompida. Quando a toxicodependência existe, o consumo de drogas controla o indivíduo; o indivíduo não controla o consumo. Quando uma pessoa perde a capacidade de fazer uma escolha racional sobre se deve ou não deve consumir uma droga ou álcool, ela é dependente.

Quão Rapidamente Pode uma Pessoa se Tornar Dependente de uma Droga?

Com certas drogas, a toxicodependência pode ocorrer com muita rapidez. O que isso significa é que depois de apenas um, dois ou três consumos, uma pessoa pode ter desejos tão fortes pela droga que ela é levada a consumi-la novamente, mesmo que possa saber que não deve. Há relatos de algumas pessoas que a metanfetamina, crack e oxicodona funcionaram desta forma para elas. Ecstasy (MDMA) pode ser rapidamente viciante. O álcool e a marijuana podem ser viciantes, mas geralmente de forma mais gradual.

Que Problemas Sociais são Criados ou São Agravados pela Toxicodependência?

As comunidades com altos níveis de toxicodependência em geral também têm elevados níveis de criminalidade e violência, acompanhados de níveis mais elevados de abuso e negligência doméstica e infantil. Mais pessoas podem ser feridas devido à condução afetada pelo consumo de álcool e drogas. O sexo mais arriscado pode resultar em um maior número de gravidezes e casos de doenças sexualmente transmissíveis. Pode haver um aumento dos sem-abrigo, de desemprego e de mortes relacionadas com a droga.

O Que Acontece se uma Mulher Grávida Consome Drogas?

Muitas drogas passam através da placenta e assim afetam o feto. O uso de crack, opiáceos farmacêuticos (incluindo metadona, hidrocodona e oxicodona), a heroína ou metanfetaminas podem levar ao nascimento de um bebé viciado nessas drogas. O consumo de álcool pode resultar em peso reduzido e deformidades físicas, bem como problemas de desenvolvimento e intelectuais. O consumo de cocaína pode resultar em defeitos de nascimento. Os alucinógenos como o LSD, cetamina e MDMA podem causar aborto ou parto prematuro.

Pode um Programa de Reabilitação Realmente Acabar com a Toxicodependência?

É preciso escolher um programa de reabilitação com cuidado. Um programa de reabilitação eficaz deve ter uma maneira de reduzir ou eliminar ânsias para assim permitir que uma pessoa desfrute novamente de uma vida sem drogas. Cada pessoa deve também reparar as situações da vida que a levaram à toxicodependência inicialmente e terá de reconstruir uma nova vida para substituir a que foi destruída pela toxicodependência. O programa de reabilitação de drogas e álcool do Narconon tem componentes que provaram ser eficazes em cada uma dessas áreas.

Como Posso Ajudar uma Pessoa que Consome Drogas?

Não importa as desculpas que uma pessoa dá, consumir drogas criadoras de dependência ou outra substância, como inalantes, é perigoso e prejudicial para ela mesma e para as outras pessoas ao seu redor. A melhor maneira de ajudar alguém é levá-lo a parar. Se prometer parar e tenta parar, mas não consegue, pode estar a salvar a sua vida se o levar para o programa de reabilitação de drogas e álcool do Narconon.

Como Posso Conseguir que uma Pessoa Comece um Programa de Reabilitação de Drogas Narconon?

Infelizmente, muitos toxicodependentes não conseguem ver os seus próprios problemas e recusam ajuda. Os Coordenadores de Chegada a um Centro Narconon podem ajudar a aconselhá-lo sobre a melhor forma de abordar este problema e podem treiná-lo em todo o caminho até à chegada da pessoa a uma instalação de reabilitação Narconon. Como alternativa, a melhor solução pode ser ter um entrevistador profissional chegar a sua casa e ajudar o toxicodependente a tomar a sua própria decisão de ir para a reabilitação. O Centro Narconon mais próximo de si também pode aconselhá-lo sobre os serviços de um entrevistador.

Quanto custa a toxicodependência?

A estimativa atual de quanto os Estados Unidos pagam pelo abuso de álcool e drogas é de $416 mil milhões por ano. Isso é o equivalente de cobrar cada homem, mulher e criança nos Estados Unidos $1300 por ano. Na Europa, os 16 países membros da União Europeia gastaram cerca de €2,25 mil milhões no problema da toxicodependência em 2008. Na Rússia, em 2008, estimou-se que o problema custou ao país $54 mil milhões.