O Currículo de Educação sobre Drogas do Narconon para Estudantes de Escolas Secundárias: Um Ensaio de Prevenção Controlada, Sem Aleatoriedade

Richard D. Lennox
Psychometrics Technologies, Incorporated,
2404 Western Park Lane, Hillsboroough, NC 27278, EUA

Marie A. Cecchini
Consultora de Pesquisa Independente
10841 Wescott Avenue, Sunland, California 91040, EUA

Revisto por profissionais da mesma área e publicado por Tratamento, Prevenção e Política de Toxicodependência

RESUMO EXECUTIVO

Introdução

Embora o estudo anual, marca de referência, Monitorando o Futuro (MTF), tenha medido pequenos declínios no consumo de drogas durante os poucos anos de sondagem passados, os jovens entre 12 e 17 anos, estimados em 13 milhões nos EUA que se envolvem com álcool, tabaco e outras drogas anualmente, permanece alto, comparado com a tendência de declínio, vista durante a década de 1980, que terminou em 1992.

As áreas problemáticas, para citar alguns exemplos, incluem os estimados $22,5 mil milhões que consumidores menores de idade gastaram em álcool em 1999 (de um total de $116,2 mil milhões); um aumento alarmante de 212% no número dos jovens entre 12 e 17 anos de idade que abusaram de drogas controladas por receita entre 1992 e 2003 (que piorou muito desde a altura deste estudo); e a iniciação de jovens em analgésicos, estimados em 1 124 000 em 2001, perdendo apenas para a iniciação em marijuana que foi de 1 741 000.

As drogas controladas por receita (incluindo OxyContin, Valium e Ritalina) na altura deste estudo eram a quarta substância mais consumida nos EUA, atrás apenas de marijuana, álcool e tabaco.

Quando os esforços de prevenção fracassam, o custo é bastante alto. Em 2005, as taxas de prevalência ao longo da vida para qualquer consumo de droga era de 21%, 38% e 50% nos 8.º, 10.º e 12.º anos, respetivamente. Embora possa ser argumentado que nem todos os estudantes que experimentam drogas desenvolverão problemas, os custos do abuso de álcool e dependência relativa ao mesmo foi de $180,9 mil milhões em 2002, devido à produção não realizada, cuidados de saúde, justiça criminal e bem-estar social. Para muitos jovens o abuso de substâncias precede problemas académicos, tais como notas mais baixas, absentismo escolar mais alto, expectativas mais baixas e decisões de abandonar a escola precocemente. De facto, quanto mais um estudante usa cigarros, álcool, marijuana, cocaína e outras drogas, é mais provável que o seu desempenho seja deficiente na escola, que a abandone precocemente ou não continue até uma educação mais avançada.

O objetivo mais elevado do Programa Narconon, consistente com os objetivos e a agenda de saúde pública do Gabinete de Política Nacional de Controlo de Droga (ONDCP) e do Departamento de Educação, é prevenir e eliminar a toxicodependência na sociedade. As pesquisas mostraram que prevenir ou retardar a iniciação do consumo de álcool e outras drogas durante o começo da adolescência, pode reduzir ou prevenir a toxicodependência e outros comportamentos de risco, mais tarde na adolescência e na vida adulta. Entretanto, ainda há muita discussão sobre que política e estratégias conducentes à concretização deste objetivo. Nos últimos quarenta anos, ou mais, os especialistas de prevenção de drogas do Narconon entregaram seminários destinados a suplementar os esforços de prevenção existentes, através de materiais adicionais cobertos em currículos escolares. Em 2004, Narconon Internacional desenvolveu um currículo de educação sobre drogas composto de oito módulos, para as idades em escola secundária, baseados na pesquisa e escritos de L. Ron Hubbard, como foi incorporado nas metodologias seculares de reabilitação do Narconon. Para criar um currículo universal (todos os jovens) e autónomo de educação sobre drogas, para as idades de escola secundária, com o intuito de abordar áreas de problemas cruciais, tendo em vista práticas baseadas em evidências e teoria de prevenção, os criadores do programa analizaram comentários de estudantes após o término do programa, recolheu-se sondagens como uma prática de gerenciamento da qualidade que existe desde o começo do programa e que continua até hoje.

Os oito módulos do currículo de educação sobre drogas do Narconon, para as idades de escola secundária, incorpora uma única combinação de estratégias de prevenção, com o conteúdo a abordar tabaco, álcool, marijuana e «drogas pesadas» comuns. Motivação de saúde, habilidades sociais, reconhecimento de influência social e atividades desenvolvedoras de conhecimento, abordam um número de fatores de risco e protetores na etiologia do consumo de substâncias e toxicodependência. A meta deste estudo era avaliar a capacidade do programa para mudar o comportamento, atitudes e conhecimento entre os jovens sobre o consumo de drogas, e comparar a eficácia dos componentes do currículo de prevenção de drogas do Narconon com a teoria da prevenção.

METODOLOGIA

Descrição da amostra

O staff do Narconon recrutou 14 escolas de dois estados. As escolas foram atribuídas à educação ou grupos de controlo, com base na semelhança do tamanho da escola, tamanho da comunidade e perfil étnico em geral. As escolas também concordaram em completar três pontos de testes: o cenário base, aproximadamente um mês mais tarde e um seguimento seis meses depois. O currículo completo de educação sobre drogas do Narconon foi implementado ou depois da completação da sondagem do cenário base (condição da educação) ou depois da completação da sondagem final dos seis meses (condição do controlo). Um relatório de mediador verificou a fidelidade da entrega do currículo.

Depois de se obter o consentimento dos pais, havia 236¬estudantes no grupo de controlo e 244 no grupo experimental em Oklahoma, e 295 estudantes no grupo de controlo e 220 no grupo experimental no Havai. A anuência voluntária e a confidencialidade foram explicadas aos estudantes. Depois da sondagem do cenário de base, uma escola por contrato de 26 participantes abandonou o estudo, por razões de horário. Nenhuma provisão foi feita para ajustar a representação por género, grupos de risco ou de etnia potencialmente interessante.

Os protocolos de estudo e os formulários de consentimento foram revisados e aprovados por Copernicus Group IRB (Protocolo HI001). Os membros de pessoal de sondagem, certificados em proteções de participação humana, atribuíram a cada estudante um número único de identificação com base numa lista de chamada de sala de aulas. Por razões de confidencialidade, os estudantes marcaram as suas respostas em formulários standard etiquetados apenas com o seu número de identificação único. O código de lista e identificação foi usado para dar aos estudantes o mesmo número de identificação a cada ponto de sondagem, permitindo assim uma comparação de respostas dadas em cada altura de aferição: uma estratégia de amostra que proporcionou o potencial estatístico necessário para identificar diferenças em variáveis já testadas entre uma população universal de salas de aula, onde a maioria dos jovens não consomem drogas. Os estudantes colocaram os formulários de resposta dentro de um envelope selado e entregaram-no ao staff de sondagem para serem enviados por correio ao Investigador Principal para ser feita a entrada digital e gerenciamento de dados e análise estatística.

A intervenção da educação sobre as drogas

A concepção do estudo estabelecia que cada escola recrutada para as condições experimentais, recebesse o currículo completo de educação sobre as drogas. Os mediadores profissionalmente treinados seguiram um manual de entrega codificado e completaram um relatório diário de cumprimento. Os materiais do currículo de prevenção de drogas do Narconon ajudaram o mediador a implementar o programa, de acordo com standards específicos, mantendo a fidelidade ao programa.

Medidas de Desfecho

A medida de desfecho primária foi «consumo de substâncias nos últimos 30 dias» usando As Medidas de Desfecho de Participantes para Programas Discricionários do Centro de Prevenção do Abuso de Substâncias (CSAP) concebidas para avaliação de resultados no CSAP, financiaram programas de prevenção de consumo de substâncias o qual é recomendado para uso num design pré-teste/pós-teste. (Formulário OMB N.º 0930-0208 Data de Validade: 31/12/2005). As perguntas foram dirigidas à frequência de consumo de 22 drogas, incluindo 12 perguntas da Sondagem do Monitorando o Futuro.

Os desfechos secundários avaliados pelo instrumento do CSAP incluíram a perceção de risco, atitudes e decisões sobre o consumo de drogas, incluindo cinco perguntas da Sondagem do Monitorando o Futuro, que questionavam sobre os danos percebidos causados pelo consumo de substância e quatro perguntas da Sondagem de Estudantes de Fatores de Risco e Proteção, que questionavam sobre atitudes do consumo de drogas. Além de calcular mudanças em comportamento e crenças entre os indivíduos, estas perguntas permitem comparações com normas estaduais e nacionais.

E mais, os criadores do programa recomendaram 25 perguntas que foram anexadas à sondagem do CSAP, com o propósito de avaliar se os conceitos de educação sobre as drogas do Narconon são compreendidos corretamente por cada recebedor do programa, até que ponto estes conceitos eram retidos nas alturas do seguimento, e se os estudantes podiam ou não aplicar os conceitos chave do programa. As perguntas do criador do programa foram concebidas para examinar os efeitos proximais, incluindo a capacidade do programa para educar, através de examinar quanto o estudante recordava dos materiais do programa, bem como fornecer uma impressão da capacidade do estudante em aplicar as perícias do programa, tais como a sua habilidade para comunicar as suas crenças sobre o consumo de drogas, reconhecer e resistir a pressões para consumir drogas e tomar decisões.

Análise estatística

O design não aleatório (onde não se pode presumir que os grupos atribuídos às condições experimentais e de controlo serão iguais), pede uma análise conservadora. Por esta razão o estudo utilizou a Análise de Estatísticas (ANCOVA) da mudança de pontuação do cenário de base, controlando o consumo de drogas inicial, bem como as mudanças como contabilizado na população escolar.

RESULTADOS

Avaliação dos componentes do currículo do Narconon

Tabela 1 esboça as oito sessões do currículo contra conceitos chave, usados por muitos programas de prevenção de drogas. O currículo interativo deriva informação com base científica de campos tão diversos como toxicologia, ciência forense, nutrição, marketing, farmacologia e muitos outros. Os materiais do programa incluem apoio audiovisual e planos de aulas claros que devem serem entregues na sua totalidade, combinados com ferramentas de gerência de qualidade, tais como os questionários anónimos de estudantes para cada sessão e uma folha de registo para o mediador listar quaisquer problemas e/ou perguntas de sessão.

O treino do mediador põe ênfase na importância da comunicação eficaz, bem como em criar um ambiente no qual os estudantes podem fazer perguntas, discutir situações pessoais e participar ativamente.

Os efeitos do currículo de educação sobre as drogas do Narconon acerca do consumo de drogas, comparados com locais que ainda não receberam o currículo

No seguimento, como mostrado na Tabela 4, os estudantes no programa de educação sobre as drogas, mas que não estavam no grupo de controlo, moveram-se na direção de um consumo menor de drogas, para virtualmente todos os tipos de consumo de drogas. Dadas as semelhanças de comportamento de grupo do consumo de drogas medido no cenário de base, este padrão sozinho suporta a confiabilidade das diferenças criadas pelo currículo de educação sobre as drogas.

Um número de reduções no consumo de drogas alcança significância estatística. Características dos testes específicos indicam a eficácia do programa. As áreas de consumo do álcool, tabaco e marijuana nos últimos 30 dias são especialmente relevantes à população de escola secundária: Quantidade de uso de cigarros mostrou o efeito mais forte, seguido pelo uso de tabaco de mascar e frequência de cigarro. A frequência e quantidade de marijuana foram também significantes estatisticamente. As diferenças no consumo de álcool e estar embriagado produziram efeitos marginais.

Entre as «drogas pesadas», o uso de anfetaminas foi de alguma forma prevalente entre estes jovens e foi significativamente reduzido pelo currículo.

As diferenças entre a educação sobre as drogas e os grupos de controlo são consistentes com a literatura de tipos de intervenção universal, com base em salas de aula, onde os dados sobre o consumo de drogas são obtidos por autorrelatos e os níveis de consumo de drogas são altos somente entre um pequeno subgrupo de jovens.

A influência do currículo de educação sobre as drogas do Narconon sobre a perceção de risco e atitudes com respeito a drogas ou consumo de drogas comparada com locais que ainda não receberam o currículo

Seis meses depois de participar no programa, controlando as diferenças pelo cenário de base, havia uma tendência muito maior para o grupo de controlo planear ficar embriagado no ano que vinha depois dos seis meses de seguimento comparado com o grupo do programa de educação sobre as drogas, bem como uma forte decisão de fumar cigarros entre o grupo de controlo. Em comparação, o grupo de tratamento de educação sobre as drogas afirmou um compromisso mais forte de um estilo de vida sem drogas que o grupo de controlo.

No seguimento de seis meses, quatro de cinco perguntas a avaliar o risco de dano, foram significantes estatisticamente. Um número bem mais significante de estudantes no grupo de educação sobre as drogas, indicaram grande risco na pergunta: «quanto é que as pessoas arriscam causar danos a elas próprias (fisicamente ou de outros modos) se elas provarem marijuana uma ou duas vezes ou fumarem marijuana com regularidade». Estas atitudes ficaram também refletidas nas perguntas sugeridas pelo criador do programa, com jovens que receberam o programa de educação sobre as drogas, ganhando a atitude de que as drogas são nocivas.

Competência em absorver o material descrito no currículo de educação sobre as drogas do Narconon comparada com locais que ainda não receberam o currículo

Como foi mostrado na Tabela 9, seis meses depois de receber o programa de educação sobre as drogas, um número significante de mais estudantes que receberam o currículo de educação sobre as drogas foram capazes de dar respostas consistentes com o conteúdo do programa para todos os 19 itens, controlado por diferenças no cenário de base. É interessante de se notar que os estudantes no programa de educação sobre as drogas melhoraram a sua compreensão de que o álcool é uma droga e que o consumo de drogas inclui tanto substâncias legais quanto ilegais. No cenário de base, a maioria dos estudantes tinham uma ideia vaga dos efeitos do consumo de drogas no estado dos nutrientes, o que foi corrigido pelo programa.

O currículo também corrigiu uma perceção errónea comum sobre a marijuana: que porque cresce naturalmente os químicos que esta contém não são nocivos. Os estudantes também identificaram corretamente a maior fonte de influência social para o consumo de drogas, como os anúncios dos mass media. As respostas a muitas destas perguntas indicam que os estudantes que receberam o currículo de educação sobre as drogas, mostraram uma maior compreensão dos amplos efeitos das drogas sobre a mente e o corpo.

Das seis perguntas a avaliar as decisões e comportamentos do estudante, três produziram mudança significativa. Era mais provável que os estudantes no grupo de prevenção de drogas indicassem que eles sabiam bastante sobre as drogas para tomar decisões. De forma interessante, os que receberam a prevenção de drogas indicaram uma maior capacidade real de resistir à pressões para tomar drogas, embora a pergunta a avaliar a resistência passada a pressões para o consumo de drogas foi respondida de forma semelhante entre os dois grupos em todas as alturas do seguimento. Também houve um deslocamento maior no número de estudantes que indicaram «falso» para a afirmação de que «as drogas não são assim tão nocivas».

DEBATE

O propósito deste estudo era avaliar a capacidade do programa de educação sobre as drogas do Narconon, para produzir um impacto de longa duração nos comportamentos de consumo de drogas dos estudantes num ambiente universal (todos os estudantes) de sala de aula. Em grande medida, as respostas à sondagem do cenário de base foram semelhantes aos padrões de consumo de drogas vistos em amplas sondagens nacionais. Depois de controlar por níveis de uso no pré-teste, no seguimento de seis meses depois de receber o currículo de prevenção de drogas, os estudantes no grupo de educação sobre as drogas tiveram níveis mais baixos de consumo de drogas atual do que os estudantes no grupo de comparação. As reduções significantes foram observadas para álcool, tabaco e marijuana — categorias importantes de consumo de drogas para esta população — bem como certas categorias de «drogas pesadas», incluindo drogas controladas por receita médica, cocaína e ecstasy. Os resultados da Tabela 4 mostram uma tendência clara e confiável entre toda a categoria testada pelo programa de educação sobre as drogas, de produzir reduções no comportamento do consumo de drogas.

Isto é encorajador, visto que a avaliação foi concebida para proporcionar um teste de «mundo real» para o Programa Narconon, sob as condições normais de operar uma intervenção com base em sala de aula. As barreiras inerentes a ministrar o programa e a avaliação, ao mesmo tempo em que as escolas estavam em sessão, incluindo avaliar a sua eficácia com questionários de autorrelato, levam a diferenças mensuráveis modestas entre os grupos de educação sobre as drogas e os grupos de controlo, com termos de erro relativamente grandes.

O uso da metodologia de sondagem do CSAP não possibilita quantificar a redução no consumo de drogas e isso não foi o alvo desta avaliação. De maneira importante, ao testar uma audiência universal, ao invés de grupos selecionados de estudantes de alto risco, as diferenças matemáticas entre as respostas dos estudantes em cada categoria permaneceu pequena devido a que a maioria dos estudantes haviam indicado nenhum consumo de drogas no cenário de base.

As perguntas do CSAP a testar a hipótese de que as mudanças de atitudes e crenças seriam modificadas pelo programa de educação sobre as drogas, argumentam por um efeito mediador no consumo de drogas. Interessantemente, as perguntas visadas a discernir se novo conhecimento foi obtido e retido ao longo do tempo, apesar de indicarem uma familiaridade generalizada anterior com os dados, mesmo assim produziu categoricamente as mudanças estatísticas mais significantes.

Sendo primariamente uma estratégia de educação (classificação do Centro de Tratamento para a Toxicodependência), o Programa Narconon inclui abordagens que se alinham com as teorias chave de prevenção. Por todo o currículo, a comunicação persuasiva é enfatizada como um meio de transmitir cada componente. O aprimoramento de competência é alcançado através de interação estudantil e inspeção pessoal, após as classes, dos mass media e outras influências ambientais visadas a abordar influências sociais. A informação com base científica é apresentada e os estudantes completam exercícios com intuito de desenvolver a sua capacidade de avaliar a exatidão de mensagens apresentadas como informação por uma variedade de fontes.

Com respeito à importância do conhecimento, enquanto muitos programas pioneiros de prevenção deram aos indivíduos factos precisos sobre os efeitos nocivos do álcool e outras drogas, teorizando que estes indivíduos reduziriam ou evitariam o consumo de drogas porque isto era do seu melhor interesse, os estudos deste modelo genérico de consciência ou só informação levou a um dos poucos factos universalmente aceites no campo da prevenção: que para a vasta maioria dos indivíduos, uma simples consciência através de recebimento passivo de informação de saúde não é suficiente para levá-los a alterar o seu comportamento atual ou reduzir o seu consumo de drogas atual ou futuro.

Desde o começo, os materiais de treino em prevenção do Narconon enfatizaram uma comunicação correta de informação e uma interação com o comunicador. O treino de mediador alinha-se com o modelo de comunicação por persuasão de cinco componentes descrito por McGuire. De acordo com esta teoria, para ser eficaz, um professor tem de obter e manter a atenção dos ouvintes, tem de ser compreensível, tem de estimular a aceitação por parte da pessoa exposta à mensagem, a aceitação tem de ser mantida ao longo do tempo e desse modo ser traduzida em ação em situações apropriadas. Testar a habilidade de escolher a resposta certa é apenas o começo para responder à questão do valor percecionado e da utilidade desta informação.

Com esta finalidade, a incorporação de comunicação persuasiva no treino do mediador e nos componentes do programa de multimedia é sugestiva. Em teoria, a comunicação de informação científica sobre a natureza e efeitos de drogas pode ajudar os estudantes a desenvolver a consciência e discernimento, mas apenas na medida em que a mensagem enviada é muito real aos jovens e entregue de uma forma que os estudantes possam respeitar e apreciar. As medições da satisfação do estudante que incluem reações afetivas (por exemplo: prazer, valor do conteúdo) deveriam ser exploradas mais a fundo, visto que estas podem revelar importantes deslocamentos das perceções sobre a própria informação que não seria detetada em perguntas simples de «verdadeiro/falso».

CONCLUSÃO

O Programa Narconon, como currículo educacional, intensivo, de oito módulos, está profundamente baseado na teoria e etiologia da toxicodependência, incorporando diversos componentes de prevenção importantes e historicamente exitosos.

Isto confirma a previsão de que os participantes neste programa com base em sala de aula, mudariam o seu comportamento com relação ao consumo de drogas. Além do mais, a rede do Narconon fornece uma estrutura organizacional forte para alimentar uma implementação sustentável e de alta-fidelidade do programa.

O currículo de educação sobre as drogas do Narconon, nesta avaliação, produziu reduções confiáveis no uso de drogas, seis meses depois da completação do programa de educação sobre as drogas, em todas as categorias de uso de drogas testadas. Um terço destas perguntas — aquelas que avaliam as drogas mais comumente consumidas pelos jovens: álcool, tabaco e marijuana, bem como as «drogas pesadas» — mostraram, estatisticamente, significantes reduções no consumo. As reduções alcançadas com anfetaminas e o consumo de anfetaminas sem receita médica são importantes, já que a disponibilidade e iniciação destas drogas aumentaram recentemente. A confiabilidade das reduções medidas em comportamento de consumo de drogas proporcionam o mais relevante apoio para o currículo de educação sobre as drogas do Narconon.

A capacidade do programa para produzir reduções em comportamento de consumo de drogas, parece ser através da correção de mensagens prevalentes mas falsas, ao mesmo tempo que fortalece os jovens para que observem, tirem suas próprias conclusões e potencialmente também melhora os talentos interpessoais, contribuindo para o desenvolvimento de normas apropriadas para o grupo. Estas mudanças podem resultar em variações da perceção de risco e atitudes corrigidas como indivíduos e como um grupo. Entretanto, os mecanismos de ação para este programa deveriam ser explorados mais a fundo, usando instrumentos sensitivos e análises desenhados para testar esta hipótese. Embora o questionário do CSAP fosse submetido a um processo de desenvolvimento extenso, isolar componentes de programas de prevenção de drogas eficazes pode demandar uma metodologia mais robusta, particularmente em vista da teoria construtora deste programa.

O currículo de educação sobre as drogas do Narconon para os níveis de escola secundária, mostra claramente os resultados positivos e manda uma mensagem importante e poderosa a promover a abstinência. Levando em consideração as reduções significantes no comportamento de consumo de drogas, o conteúdo científico e a teoria de influência social subjacentes aos materiais do programa e à sua implementação, bem como o gerenciamento forte e centralizado pelo Narconon Internacional, este programa é muito prometedor e preenche uma necessidade vital na prevenção da toxicodependência.