Um Método Simplificado paraMonitoramento de Resultado de Rotina depois de Tratamento para a Toxicodependência

16 de setembro de 2013

Richard D. Lennox
Chestnut Health Systems
2404 Western Park Lane, Hillsborough, NC 27278, USA

Marie A. Sternquist
Consultora Independente de Pesquisa
14650 Wildien Drive, Anchorage, Alaska 99516, EUA

Alfonso Paredes
Professor Emérito de Psiquiatria
Universidade da Califórnia em Los Angeles

Revisto por Profissionais da Mesma Área e Publicado por Libertas Academica

RESUMO EXECUTIVO

A recolha rotineira de resultados de tratamento de drogas para gerenciar a qualidade dos cuidados médicos, melhorar a satisfação dos pacientes e atribuir recursos para tratamento, é complicada atualmente por duas dificuldades chave: (1) problemas em localizar os pacientes, uma vez que eles deixam o tratamento e (2) o custo proibitivo de obter dados significantes e confiáveis depois do tratamento. Este estudo investigou os métodos precisos para um sistema económico, com base em membro de pessoal, de Routine Outcome Monitoring (ROM) (Monitoramento Rotineiro de Resultados), usando uma sondagem por telefone de 18 itens de medidas vitais. Como foi implementado no Narconon de Oklahoma, um programa residencial de reabilitação de drogas, baseado em proficiência social e de comportamento, determinou-se que o sistema seria psicometricamente adequado para relatórios agregados ao mesmo tempo que proporcionava informação clinicamente útil.

O estudo analizou o procedimento criado e implementado pelo Narconon de Oklahoma («Narconon») monitorando os resultados a longo termo alcançados pelos graduados no seu programa de reabilitação de drogas e álcool. Este artigo descreve os métodos precisos para um sistema económico, com base em membro de pessoal, de Monitoramento Rotineiro de Resultados (ROM), usando uma sondagem por telefone de 18 itens de medidas vitais, tal como foi usado no Programa Narconon e os resultados do processo de monitoramento dos desfechos.

Os objetivos do monitoramento rotineiro de resultados são francos: garantir uma eficácia de tratamento que possa ser reproduzida, consistência, relação custo-eficácia; melhorar a qualidade geral do tratamento; assegurar a prestação de contas dos provedores de serviços de saúde às fontes de financiamento através de monitorar os seus resultados e manter a qualidade de tratamento.

O rastreamento sistemático de clientes, depois de terminarem um curso completo de intervenção, quando estão operando sob uma supervisão mínima, como membro de suas famílias, grupo de trabalho ou comunidade, é um dos métodos mais convincentes para demonstrar uma eficácia na vida real dos programas de saúde comportamentais. Apesar das metas afirmadas de recolher dados significativos após a alta, a maioria dos esforços de monitoramento de desempenho ainda estão em estágio de desenvolvimento. As limitações à recolha de dados incluem: (1) dificuldade em rastrear os clientes, uma vez que estes deixam o ambiente de tratamento; (2) usar membros do pessoal do tratamento para a recolha de dados de seguimento, quando a sua função principal é prover serviços de dependência química e (3) depender de entrevistas pessoais e outros protocolos que levam muito tempo e custam muito, requer treino substancial de membros de pessoal e pode resultar em deriva ou perda de dados, devido à complexidade do seguimento.

O Narconon criou um processo otimizado de monitoramento rotineiro de resultados, com base em telefone, o qual é conduzido dentro do contexto de uma instalação de cuidado contínuo. Utilizando uma curta sondagem de resultado, é suficientemente simples de se encaixar dentro das rotinas dos membros do pessoal e de uma instalação pequena, tendo a vantagem de poder ser implementada por indivíduos que não tenham sido treinados em métodos de pesquisa. O procedimento possibilita o programa obter pareceres rápidos e assim localizar e trabalhar com clientes que tenham encontrado dificuldades depois de deixar o mesmo, enquanto que possibilita a obtenção de dados que são úteis para o monitoramento da eficácia geral do programa de reabilitação, permitindo assim aos seus gerentes fazer os ajustes que possam ser necessários para aumentar a eficácia do mesmo.

O propósito deste estudo foi avaliar a eficácia do sistema de Monitoramento Rotineiro de Resultados (ROM) após o tratamento, como uma ferramenta de medida e melhoria dos resultados dos serviços de reabilitação de drogas. Para alcançar isto o Narconon Internacional, em parceria com Psychometric Technologies Incorporated, criou uma metodologia de base científica para obter dados de monitoramento úteis e implementou-a em conjunto com sistemas de inscrição, gerência de caso e seguimento que já estavam estabelecidos no Narconon. Um questionário de 10 itens foi criado inicialmente, mas foi expandido durante o curso do estudo, com base em recomendações dos membros de pessoal de pós-tratamento e gerência de caso. Em última análise, uma sondagem foi finalizada, a qual consiste em seis itens direcionados ao consumo de álcool e droga nos últimos 30 dias, autorrelatados, dois itens direcionados ao consumo geral de drogas desde que deixou o tratamento, cinco itens direcionados a questões de qualidade de vida nos últimos 30 dias e diversas outras perguntas, úteis na avaliação do sucesso do indivíduo em reintegrar-se na comunidade.

Com o fim de criar e avaliar este instrumento e a metodologia ROM, este projeto foi limitado àqueles indivíduos que terminaram o programa completo do Narconon (chamados «graduados»). Os membros de pessoal do Narconon compilaram uma lista de indivíduos que completaram o programa durante o período de 2004 a 2007.

Os especialistas de pós-tratamento conduziram então as sondagens do ROM, por telefone. A princípio, além das sondagens telefónicas dos graduados, foram feitas sondagens aos parentes mais próximos para poder-se avaliar a confiabilidade dos dados dos graduados. Assim que se concluiu que havia uma correlação estatística alta entre os dados obtidos dos graduados e dos seus parentes próximos, os parentes foram sondados para a obtenção de dados, quando os graduados não eram encontrados diretamente, depois de três tentativas. Os dados obtidos foram desidentificados, para se enquadrar nas regras de confidencialidade federais e locais e entregues para análise à Psychometric Technologies Incorporated.

Os dados foram obtidos de 323 dos 419 indivíduos que retornaram para a sua comunidade, deixando 22,9% com dados faltantes. O primeiro ponto de amostra tinha uma taxa de seguimento inadequada. Ao rever as ações bem-sucedidas de outros pesquisadores neste campo (1) foram feitos melhoramentos como se seguem: (1) Treinaram-se os membros de staff para usarem um formulário de encaminhamento simples para obter informação de contacto múltipla de número de telefone e e-mail assim como informação de contacto múltipla colateral de número de telefone e morada; (2) Todas as informações de contacto foram verificadas e atualizadas gratuitamente e, (3) Foi implementada uma lista de verificação escrita para organizar todos os passos do processo de seguimento. Como resultado destes aprimoramentos, a taxa de contacto pós-tratamento melhorou consistentemente para cima de 80%.

Os dados dos graduados e parentes (fontes colaterais) foram analizados estatisticamente e verificou-se serem altamente uniformes. Com base nisto, a validade das medidas autorrelatadas, usadas na abordagem do ROM foi estabelecida. Na sua totalidade, 72,1% dos dados usados foram autorrelatado pelos graduados.

Os dados foram analizados para determinar em que grau os problemas de drogas retornavam entre os graduados do Programa Narconon. Os seguintes resultados foram obtidos quando os graduados (ou colaterais) foram questionados sobre o consumo de drogas durante os 30 dias precedentes à entrevista de sondagem: